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quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

15 de Janeiro, dia de Oxaguiã - Xeuê Babá


Salve guerreiro da Paz!!
Salve vossa luz!!
Axé!!

Oxaguiã, também conhecido como Ajagunã, é o conflito que antecede a paz, a própRia a revolução que da início as mudanças, as transformações visando o futuro de maneira abrangente e não superficial, necessária ao dinamismo da vida e da sociedade e a busca do conhecimento.

Orixá do progresso e da cultura, o Orixá da vida e também da efervescência da vida, da discussão, da guerra e do avanço, da estratégia, da inteligência, do branco, do claro, do positivo e do masculino!

Oxaguiã é também guerreiro, e sente prazer em destruir para concretizar o novo. É considerado o Oxalá novo, aquele que carrega a espada e o escudo.

É algumas vezes confundido com Ogun e não perde uma oportunidade de lutar contra Omolú ou Xangô.

Por ser um Orixá guerreiro, é o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com as pedras azuis, e suas roupAs brancas podem, às vezes, levar uma franja prata .

Está ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto dos inhames.

É pai de Odé Inlé, come com Ogunjá, Airà, Oia e Onira. Tem muito fundamento com Oia, pois é o dono do atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de Oxaguiã devem agradar muito a Oiá.

Vem pelos Kaminhos de Onira.

Tem ligação com Bará. Seus filhos devem evitar brigas, confusões e mentiras, principalmente, não devem enganar Ogun ou aos seus filhos, pois será castigado sem dó.

Não devem comer ovo frito para não esquentar o Orixá. Cachaça, sal e dendê.

É um Òrìsá muito perigoso, pela polaridade nele contida, ou seja: porque sempre mostra as duas faces: a guerra e a paz.

Oxaguiã é considerado um Orixá de alimentos brancos, mas ele também esconde o lado vermelho da espiritualidAde, muito teimoso, engana até a morte.

Traz no seu bojo um grande carrego espiritual e os babalorixás têm que ter bastante cuidado para cultivá-lo, justamente pelas duas faces que tem.

É considerado o Santo das derrotas, das lutas, das batalhas, das guerras, mas também considerado um Orixá que trás muita vitória quando resolve vencer sua demanda.

Seu assentamento são construídos com materiais de porcelana ou louça na cor branca, bem parecido com o Igba oxalufan  Geralmente com um agadá, escudo, pilão e pombos, todos construídos de prata, chumbo ou estanho preso na tampa que cobre uma terrina onde são guardados os objetos mais valiosos deste orixá.

Tem em um dos seus nomes o título de ajá, o conquistador, o guardião, o guerreiro.

Patrono da agricultura, das árvores, o grande orixá do inhame pilAdo.

Oxaguiã além do seu assentamento, deve ter também um assentamento para Ogun.

Oxaguiã é o único orixá fun-fun que guerreia, usando para isso uma espada e um escudo que recebeu de Ogun.

Além do raciocínio, esse orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos.

Grande estrategista, não entrando numa guerra sem antes pensar muito bem para não pôr em risco seus exércitos.

Evitava ao máximo o confronto, tentando sempre resolver os probleMas de outra maneira; mas, se os argumentos não adiantavam, entrava na guerra lutando até o final, custasse o que custasse. Para ele, era tudo ou nada.

Este orixá, também carrega as cores azul e vermelha, além do branco. Isso deve-se ao fato de possuir uma grande ligação com o orixá Ogun.

Todo iniciado na cultura desse orixá, além do seu assentamento, deve ter também um assentamento para Ogun.

Um símbolo característico é o pilão, com o qual amassa o inhame, sua comida preferida. Existem algumas festividades que homenageiam essa qualidade de orixá, dentro do ciclo das águas de Oxalá, com o nome de Pilão de Oxanguiã.

É o orixá da fartura, da riqueza e do rAciocínio pleno.

MITOLOGIA


Este Orixà é nascido do Odù Eji-Ogè, do pRimeiro alento de vida de Olorùn, com ele veio o dia primordial e consigo a vida!

À Oxaguiã Olorun confiou a vida, o dia e a criação.

Que não pôde realizar só, senão com a ajuda de sua irmã Odudua, nascida logo a seguir pelo Odù Oyekù e o surgimento da sombra emergida do brilho do dia e da vida, trAzendo consigo a noite, o feminino, a morte.

Ambos terminaram sob as ordens de Olorun a Criação dos 9 mundos e do Aiê, o mundo manifesto, e todos os seus habitantes, tendo como dinamizador desta relação o terceiro Orixà mais velho: Bará, aquele que faz girar o Axé destes dois princípios e que assim cria os Kaminhos possíveis para a realização do plano divino. 
Um dos mitos diz que Oxaguiã nasceu apenas de Obatalá. Não teve mãe. Nasceu dentro de uma concha de caramujo. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso perambulava pelo mundo, sem sentido.

Um dia encontrou Ori numa estrAda e este lhe deu uma cabeça feita de inhame pilado, branca.

Apesar de feliz com sua cabeça. ela esquentava muito, e quando esquentava Oxaguiã criava mais conflitos.

E sofria muito. Foi quando um dia encontrou a morte, iku, que lhe ofereceu uma cabeça fria.

Apesar do medo que sentia, o calor era insuportável, e ele acabou aceitando a cAbeça preta que a morte lhe deu.

Mas essa cabeça era dolorida e fria demais.

Oxaguiã ficou triste, porque a morte com sua frieza estava o tempo todo acompanhando o orixá.

Foi então que Ogum apareceu e deu sua espada para Oxaguiã, que espantou Ikú.

Ogum também tentou arrancar a cabeça preta de cima da cabeça de inhame, mas tanto apertou que as duas se fundiram e Oxaguiã ficou com a cabeça azul, agora equilibrada e sem probleMas.

A partir deste dia ele e Ogum andam juntos transformando o mundo. Oxaguiã depositando o conflito de ideias e valores que mudam o mundo e Ogum fornecendo os meios para a transformAção, seja a tecnologia ou a guerra. 


ARQUÉTIPOS

Os filhos de Oxaguiã são tRanquilos, risonhos, prestativos e estão sempre dispostos a ajudar o próximo.

Carismáticos, inteligentes, elegantes, falantes, com grAnde senso de justiça.

Fazem questão de disciplina e gostam de se sentirem amados. Eles optam por trabalhos relacionados a mudanças, como por exemplo derrubar o que está velho, para Konstruir o novo e moderno.

São ótimos desenhistas, arquitetos e publicitários. 

São muito fiéis e dedicados a religiosidade, cumpridores de seus jurAmentos e caridosos ao extremo.

Se houver filhos de Oxaguiã em hospitais, como médicos, optarão por clínica gerAl, pois dificilmente conseguirão ser cirurgiões, eis que têm barreira eM relação a sangue.

São de físico bonito mas não exuberAnte.


ORIKIS

Oriki de Osagyian Òòsà Ògíyán Bàbá mi Ajagunnon mo pé o Ògíyán o jire lónì? Bàbá mi o ji re o! Eléejigbo fún mi ire o Jagun-jagun gbé mi o Akinjolé mo ji lónì mo jí lónì ki n ji sowó ki n jí sàláfíà àti ire àìkú, àse o


 Orixá comedor de inhame pilado meu pai guerreiro vitorioso eu te chamo comedor de inhame pilado você acordou bem? Meu pai, bom dia para você! Senhor de Ejigbo me de boa sorte Grande guerreiro me apoie Poderoso dono da cidade eu acordei hoje acordei para ter dinheiro saúde e vida longa

curiosidades

Animais:
Pombos brancos, cavalo branco, camaleão, igbin.

COMIDA 
Inhame pilado.


COR: 
Branco, matizado de azul.


DIA DA SEMANA:
Sexta-feira.


DOMÍNIO: 
O céu - a própria luz

ELEMENTO:
Ar e água.

EUO:
Ovo frito.

INSTRUMENTOS :
Mão-de-pilão, a espada, a lança, o escudo,  o iruexan .

METAL: Prata.

NÚMERO: 4.

REGÊNCIA :
Vida, criatividade, estratégia, a guerra, as invenções, a inteligência, o debate, o brilho, o dia.

Saudação:
Xeuê Babá


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