Seguidores

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Amanhecer...

Ao Amanhecer

Dia novo, oportunidade renovada. 

Cada amanhecer representa divina concessão,que não podes nem deves desconsiderar. 

Mantém, portanto atitude positiva em relação aos acontecimentos que devem ser enfrentados; otimismo diante das ocorrências que surgirão coragem nos confrontos das lutas naturais; recomeço de tarefa interrompida;ocasião de realizar o programa planejado. 

Cada amanhecer é convite sereno à conquista de valores que parecem inalcançáveis. 

À medida que o dia avança, aproveita os minutos, sem pressa nem postergação do dever. 

Não te aflijas ante o volume de coisas e problemas que tens pela frente. 

Dirige cada ação à finalidade específica. 

Após concluir um serviço, inicia outro e, sem mágoa dos acontecimentos desagradáveis, volve à liça com disposição, avançando passo a passo até o momento de conclusão dos deveres planejados. 

Não tragas do dia precedente o resumo das desditas e dos aborrecimentos. 

Amanhecendo, começa o teu dia com alegria renovada e sem passado negativo, enriquecido pelas experiências que te constituirão recurso valioso para a vitória que buscas.





terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Arcanjos de Miguel a Uriel.As vibrações de Deus!!

                   Os Arcanjos


Arcanjo é um título dado a um anjo que se tornou um mestre em seu mundo; que passou com êxito em iniciações avançadas, as quais o qualificam para comandar anjos menores e legiões angélicas.

Eles, juntamente com a arquéia, seu complemento feminino, mais as legiões sob seu comando têm sob sua responsabilidade sustentar o foco dos sete raios de Deus nos quatro corpos do homem: físico, emocional, mental e etérico.

Cada um desses grandes arcanjos recebeu de Deus amplos atributos e qualidades que se encontram na luz branca do grande Sol universal.

A função dos arcanjos é trazer essa luz para a terra e colocar à nossa disposição as qualidades que se encontram nesses raios de luz, e que têm todas as vibrações necessárias à harmonia, à ordem, ao amor e à plena realização do homem na terra.

Na hierarquia dos anjos, servindo as evoluções de nosso sistema solar existem sete arcanjos que receberam esse título:  MiguelGabrielRafaelJofielSamuelUriel e Ezequiel .

A data de comemoração de todos os Arcanjos é 29 de Setembro.

São Miguel Arcanjo  –  É o Anjo de Jesus Cristo :: Invocado para coragem, defesa forte e proteção divina

São Miguel Arcanjo, cujo nome significa “o que é um com Deus”, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:

– Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno”.

– No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: “Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo”.

– Na carta de São Judas, lê-se: “O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: “Que o Senhor o condene”. Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.

A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

São Gabriel Arcanjo  –  É o Anjo de São José :: Mensageiro das boas notícias, ajuda-nos a dar bom rumo à nossa vida

Seu nome significa: “Homem de Deus” ou “Força de Deus”. É o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta – é a Voz de Deus, o transmissor das boas novas.

Este Arcanjo é citado várias vezes na Bíblia Sagrada. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor. Disse assim o profeta: “Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas de anos (ou seja 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos” (Dan 9).

Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais haja sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso é muito venerado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus” (Luc. 1, 19).  São Lucas disse: “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto  à  ela  e  disse:-lhe: “Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim”.

Segundo a tradição, Gabriel e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

São Rafael Arcanjo  –  É o Anjo da Virgem Maria :: Arcanjo da cura; Guardião da saúde física e espiritual

Seu nome significa “Deus te cura”. Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de sua ajuda.

Além de influenciar na saúde física dos seres humanos, este arcanjo também age sobre a saúde do espírito, ou seja, está sempre procurando confortar as pessoas nas horas de desespero e acalmar os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.

Na Bíblia Sagrada, o Arcanjo Gabriel é citado no Livro de Tobias, que faz parte do Antigo Testamento. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa. Rafael, junto a Miguel e Gabriel simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos anjos.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Arcanjo Jofiel

Arcanjo Jofiel é o grande instrutor divino dos anjos, dos homens e dos  seres elementais; de todos aqueles que  desejam aumentar os conhecimentos das leis sagradas de Deus e da vida. Esses conhecimentos ampliam suas faculdades  habilitando-o a servir numa classe  superior. O grande Arcanjo Jofiel procurou  servir totalmente a Deus como instrutor  divino, no coração do universo e obteve  o direito de ocupar o cargo, após efetuar os estudos e preparativos necessários para servir naquela área. O Templo da Iluminação de Jofiel localiza-se na esfera interior e tem a cor dourada do Segundo Raio; nele diversos Seres bondosos auxiliam o Arcanjo Jofiel instruindo as legiões de anjos a expandir os poderes do Amor e da Luz, a fim de estenderem suas bênçãos a um maior número de criaturas. Eles também instruem os homens que desejam progredir e exercer atividades na área do ensino, aqui na Terra. Essas instruções são ministradas à noite, enquanto o corpo físico está adormecido.

No Templo da Iluminação de Jofiel também são preparados os abnegados seres elementais. Os colaboradores do Arcanjo Jofiel empenham-se em desenvolver a compreensão de todo ser inteligente não importando o reino a que pertença, desde que necessite de ajuda.

Um dos misteres do Arcanjo Jofiel é insuflar na consciência de discípulos dedicados o gosto pelo trabalho; atuando juntamente com a Sua chama gêmea, de nome Constance (ou Constância ou Constantina), ambos irradiam a Virtude Divina – perseverança – animando a atividade da Chama Crística no coração humano, até ele alcançar o auge da perfeição! Na condição de instrutores do Templo, Jofiel e Constance enriquecem, com Seus ensinamentos, a consciência de todo aquele que procura auxílio e deseja refletir, com elevação, sobre os maravilhosos ideais Divinos.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Arcanjo Samuel

O Bem-Amado Arcanjo Samuel é o Arcanjo do Amor, da Adoração e da dedicação a Deus; Sua infinita misericórdia estende-se a toda a humanidade. Ele e Seu complemento divino, a Bem-Amada Caridade, oferecem-Se para auxiliar o desenvolvimento da consciência da humanidade, a fim de despertar o sentimento de gratidão e adoração à  sua Fonte Divina. São Eles que estimulam o homem, filho de Deus, a expandir a Chama Sagrada oculta em seu coração. O Arcanjo Samuel presta um serviço especial no Terceiro Raio, inspirando cada criatura a reconhecer, alegremente, a sua Presença “EU SOU”. O Bem-Amado Samuel é um grandioso Ser de Luz; Ele serve há éons no plano interno e instrui as legiões angélicas a elevar Suas vibrações por meio de preces, dedicação e veneração à Divindade presente em Suas próprias Chamas Sagradas. Ele ensina também, no Templo dos seres elementais, a elevar a consciência (que a todos foi concedida) através do louvor e adoração a Deus.

O Arcanjo Samuel e a Bem-Amada Caridade possuem, no plano interno, um Templo precioso. A construção é circular e a cúpula é de ouro com incrustação de  rubis rosados. Desse Templo irradia-se a luminosa Chama da Adoração a Deus e Seus mensageiros. A Chama é projetada pelo Arcanjo sobre os seres não ascencionados, com a finalidade de induzi-los ao cumprimento do plano Divino; com este mesmo objetivo também atuam sobre a humanidade as legiões angélicas de Samuel.

Toda virtude produz cor e som; qualquer sentimento de gratidão que emane do coração de um indivíduo é de cor rosada; mas se tal sentimento é oriundo de uma afeição humana então possui o delicado tom do nácar. Quando os homens agradecem a Deus e aos Seres Celestiais que O adoram e servem, a emoção gera a imagem de uma torre cor-de-rosa vivo, que se eleva aos céus, retornando na forma de abundante essência rosada, que significa bênçãos.

Através da influência do Arcanjo Samuel é conquistado o amor Divino, que origina o sentimento de gratidão nos corações dos humanos, anjos e seres elementais, desenvolvendo um profundo respeito pela vida. Ele promove ainda o reconhecimento da Primeira Grande Causa Universal e de todos os mensageiros que A servem. Esse sentimento desperta a natureza divina, adormecida no discípulo, permitindo que aflore a gratidão pelos benefícios recebidos.

O Arcanjo Samuel esquivou-se, há séculos, da consciência das massas. Por isso, elas não tinham acesso à Sua Presença. Porém, vós, discípulos da Ponte Para a Liberdade, podeis, ainda neste mundo, ligar-vos ao poderoso Arcanjo e sentir, por Seu intermédio, o grande amor que Deus reservou à Sua criação. O amor irrompe do coração do Arcanjo Samuel no mesmo instante em que dirigis a Ele vosso pensamento, mesmo que vos encontreis em situação que vos impeça de falar. A simples menção de Seu nome, ao solicitar auxílio, faz vosso mundo e o mundo de Samuel tornarem-se UM.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Arcanjo Uriel

Seu nome vem do hebraico, significando FOGO DE DEUS. É um anjo profético, dando aos humanos idéias transformadoras visando a realização de objetivos. Os anjos sob a orientação de Uriel  são  alquimistas,  capazes  de  transformar  os  desencorajados  e  fracos trazendo-os de volta ao caminho do amor. Uriel está também associado às artes, como a música e a literatura. O fogo de Uriel inspira educadores e traz vida às idéias. Uriel também é o arcanjo a ser invocado nas emergências espirituais – são os anjos de Uriel que restituem a segurança e o equilíbrio. Quando nos sentimos afastados de nós mesmos, perdidos, sem centro, podemos invocar Uriel. Seu símbolo é um pergaminho. Também é conhecido por Tsadkiel e é o Príncipe das Dominações.
Eu digo que se pudessemos imaginar quantos milhares e milhares destes divinos seres estão à nossa volta nos protegendo, teríamos muito mais confiança na vida, seríamos mais felizes, seríamos grandes guerreiros.

Mas, aqueles que já os descobriram, irão aos poucos saindo de seus casulos físicos, como que despertando de um sonho antigo e se abrindo para uma nova vida, onde a lei é ser feliz. E para isso, os arcanjos estarão sempre ao nosso lado, sempre nos observando.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Arcanjo Ezequiel

Ao Arcanjo Ezequiel foi confiada a custódia do Fogo Violeta, dos apelos e da transformação. E a todo aquele que estiver interessado em atrair o Fogo Sagrado, tanto para si como para o seu mundo, é oferecida orientação a respeito. A energia contaminada pelos erros – que certamente acarretará futuros sofrimentos – pode ser transformada pelo amor da Chama Violeta, de modo indolor e sem o padecimento que um resgate provocaria.

Não deveis temer a ação do Fogo Violeta, pois ele apenas dissolve e transmuta a energia que foi empregada de forma errônea, através de pensamentos, sentimentos, palavras e ações. A pressão causada pelo acúmulo dessa força produz, realmente, uma atmosfera pesada e desagradável em torno de vós; mas, futuramente, essa criação humana terá de ser dissolvida e transmutada em perfeição. Se usardes o Fogo Violeta com corações puros, isso resultará em energia espiritual maravilhosa, liberação e alívio. Caso isso não ocorra aqui, espontaneamente, deverá acontecer logo após a chamada “morte”. O Arcanjo Ezequiel executa essa função nos planos internos; por esse motivo foi erguido, no astral, um Templo do Fogo Violeta, onde a humanidade poderá purificar-se.

Vós sabeis que o Complemento Divino do Arcanjo Ezequiel é a Bem-Amada Ametista. Se pedirdes a Eles para transpassarem cada parte de vosso ser  e vosso mundo com a Chama Violeta, imediatamente apresentar-se-ão os seu anjos para atender ao apelo.
Nem vós, nem qualquer outro ser humano poderá imaginar sequer, a extrema perfeição divina presente no modo de agir desses anjos, não só aqui na Terra, como após o fenômeno da morte, enquanto não são completamente transmutadas as criações humanas e as energias divinas que foram maculadas por pensamentos, sentimentos e atos impuros; ou mesmo por  recordações desagradáveis. Podeis, realmente, congratular-vos por conhecerdes este instrumento divino, que vos permite prestar serviços extraordinários. Naturalmente, ele não se manifestará por si próprio; é preciso partir de vós a iniciativa de apelar sinceramente aos Bem-Amados Mestres Ascensionados Saint Germain, Arcanjo Ezequiel e Seu Complemento Divino Ametista e aos anjos do Fogo Violeta. Quanto mais confiantes estiverdes ao empregar esse Fogo purificador, tanto mais rápida será a vossa libertação.

O maravilhoso Templo Etérico dos Bem-Amados Ezequiel  e  Ametista está situado sobre a ilha de Cuba. Em épocas passadas ele foi, aqui na Terra, um poderoso foco de irradiações. Virá o dia em que tornará a surgir na face do planeta; e os homens irão visitá-lo para mergulhar em seus Raios de Fogo Violeta e se  tornarem imediatamente livres.



sábado, 16 de janeiro de 2016

Espíritos Obsessores


          ESPIRITOS OBSESSORES




Algo ou alguém que exerce influência sobre outra parte, alterando, diminuindo, drenando ou desorganizando a sua vibração.

É uma entidade desencarnada, portanto extrafísica, a qual aos olhos destreinados torna-se invisível. Trata-se de um espírito em estágio menos avançado de aprimoramento moral, e por sua condição, permanece em sintonia com seres de mesma frequência vibratória, em condição de simbiose.

Existem muitas evidencias que podem indicar que você está sofrendo uma obsessão espiritual, as quais vou procurar apresentar nas próximas linhas, contudo, é importante que você entenda que a causa principal da obsessão é o seu próprio conjunto de comportamentos, pensamentos e sentimentos. Mesmo porque, a sintonia só acontece se você estabelece a mesma frequência na qual vibra o obsessor.

"A culpa nunca é do obsessor!

A culpa nunca é do obsessor!

 A culpa nunca é do obsessor!"

Não estou louco não. Eu escrevi três vezes propositalmente para que você possa refletir sobre a importância dessa afirmação. 

Todo processo de obsessão acontece por compatibilidade, portanto o que determina a simbiose entre uma pessoa e seu obsessor é uma ligação por ressonância que respeita essas leis naturais.

Se você chegar a conclusão de que está com um obsessor espiritual, não saia correndo gritando de medo, com desespero e pânico, simplesmente pelo fato de que o obsessor que uma pessoa atrai, é a consequência de suas falhas no equilíbrio emocional, mental e na capacidade de sentir amor.

Uma vez que você perceber alguma intromissão na sua energia pessoal, a melhor forma de reverter o quadro é mudando o seu conjunto de pensamentos, sentimentos e emoções, que em outras palavras quer dizer, aumentando a sua elevação moral e o seu estado de amor.

ESPÍRITO_OBSESSOR_como_saber_se_você_está_com_um_1

OBSESSÃO ESPIRITUAL: Sinais para saber se você está com um

 

Falta de paciência: sentimento repentino e intenso de irritação e intolerância. Você explode fácil e não consegue se controlar;

Irritação: você sente irritação com mais frequência, aparentemente tudo começa lhe aborrecer;

Fragilidade emocional: qualquer coisa é motivo para que emoções fortes surjam, como choro, angustia e tristeza, mesmo com motivos sem importância;

Dores: surgem dores nas costas e na região do estômago sem associação a nenhum problema físico ou acontecimento relacionado. Também existe a sensação de pressão na cabeça e peso nos ombros. Muitas pessoas podem sentir essas sensações por motivos diversos os quais não tem qualquer relação com a obsessão espiritual, portanto tenha cuidado ao fazer a análise. Mas em caso de haver uma associação desses sintomas com os sintomas acima citados, então as chances são muito mais reais de haver a obsessão espiritual;

Pensamentos impróprios: sem que você queira, surgem pensamento impróprios sobre as coisas ou situações. São pensamentos que brotam no seu interior os quais não são positivos e de alguma maneira causam medo, desconforto, agressividade, paranóia ou sentimentos parecidos;

Bocejo em excesso e cansaço físico contínuo: o bocejo é um indicador de ajuste do seu campo energético ou aura. Para que ele se organize e se harmonize em diversas situações da vida, o bocejo aparece como forma de contração e descontração da aura, promovendo assim um efeito descarga. Mas se o bocejo é muito presente e constante, pode indicar que a pessoa está precisando se limpar e não está conseguindo. O bocejo é normal, mas o excesso deve ser observado.  Já o cansaço físico permanente pode apontar problemas de ordem física e também deficiências na alimentação. Contudo, se surgirem os estados de cansaço além do que consideramos normal na vida diária, além disso, se estiverem associados aos estados citados anteriormente, pode ser um forte sinal de obsessão espiritual.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

15 de Janeiro, dia de Oxaguiã - Xeuê Babá


Salve guerreiro da Paz!!
Salve vossa luz!!
Axé!!

Oxaguiã, também conhecido como Ajagunã, é o conflito que antecede a paz, a própRia a revolução que da início as mudanças, as transformações visando o futuro de maneira abrangente e não superficial, necessária ao dinamismo da vida e da sociedade e a busca do conhecimento.

Orixá do progresso e da cultura, o Orixá da vida e também da efervescência da vida, da discussão, da guerra e do avanço, da estratégia, da inteligência, do branco, do claro, do positivo e do masculino!

Oxaguiã é também guerreiro, e sente prazer em destruir para concretizar o novo. É considerado o Oxalá novo, aquele que carrega a espada e o escudo.

É algumas vezes confundido com Ogun e não perde uma oportunidade de lutar contra Omolú ou Xangô.

Por ser um Orixá guerreiro, é o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com as pedras azuis, e suas roupAs brancas podem, às vezes, levar uma franja prata .

Está ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto dos inhames.

É pai de Odé Inlé, come com Ogunjá, Airà, Oia e Onira. Tem muito fundamento com Oia, pois é o dono do atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de Oxaguiã devem agradar muito a Oiá.

Vem pelos Kaminhos de Onira.

Tem ligação com Bará. Seus filhos devem evitar brigas, confusões e mentiras, principalmente, não devem enganar Ogun ou aos seus filhos, pois será castigado sem dó.

Não devem comer ovo frito para não esquentar o Orixá. Cachaça, sal e dendê.

É um Òrìsá muito perigoso, pela polaridade nele contida, ou seja: porque sempre mostra as duas faces: a guerra e a paz.

Oxaguiã é considerado um Orixá de alimentos brancos, mas ele também esconde o lado vermelho da espiritualidAde, muito teimoso, engana até a morte.

Traz no seu bojo um grande carrego espiritual e os babalorixás têm que ter bastante cuidado para cultivá-lo, justamente pelas duas faces que tem.

É considerado o Santo das derrotas, das lutas, das batalhas, das guerras, mas também considerado um Orixá que trás muita vitória quando resolve vencer sua demanda.

Seu assentamento são construídos com materiais de porcelana ou louça na cor branca, bem parecido com o Igba oxalufan  Geralmente com um agadá, escudo, pilão e pombos, todos construídos de prata, chumbo ou estanho preso na tampa que cobre uma terrina onde são guardados os objetos mais valiosos deste orixá.

Tem em um dos seus nomes o título de ajá, o conquistador, o guardião, o guerreiro.

Patrono da agricultura, das árvores, o grande orixá do inhame pilAdo.

Oxaguiã além do seu assentamento, deve ter também um assentamento para Ogun.

Oxaguiã é o único orixá fun-fun que guerreia, usando para isso uma espada e um escudo que recebeu de Ogun.

Além do raciocínio, esse orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos.

Grande estrategista, não entrando numa guerra sem antes pensar muito bem para não pôr em risco seus exércitos.

Evitava ao máximo o confronto, tentando sempre resolver os probleMas de outra maneira; mas, se os argumentos não adiantavam, entrava na guerra lutando até o final, custasse o que custasse. Para ele, era tudo ou nada.

Este orixá, também carrega as cores azul e vermelha, além do branco. Isso deve-se ao fato de possuir uma grande ligação com o orixá Ogun.

Todo iniciado na cultura desse orixá, além do seu assentamento, deve ter também um assentamento para Ogun.

Um símbolo característico é o pilão, com o qual amassa o inhame, sua comida preferida. Existem algumas festividades que homenageiam essa qualidade de orixá, dentro do ciclo das águas de Oxalá, com o nome de Pilão de Oxanguiã.

É o orixá da fartura, da riqueza e do rAciocínio pleno.

MITOLOGIA


Este Orixà é nascido do Odù Eji-Ogè, do pRimeiro alento de vida de Olorùn, com ele veio o dia primordial e consigo a vida!

À Oxaguiã Olorun confiou a vida, o dia e a criação.

Que não pôde realizar só, senão com a ajuda de sua irmã Odudua, nascida logo a seguir pelo Odù Oyekù e o surgimento da sombra emergida do brilho do dia e da vida, trAzendo consigo a noite, o feminino, a morte.

Ambos terminaram sob as ordens de Olorun a Criação dos 9 mundos e do Aiê, o mundo manifesto, e todos os seus habitantes, tendo como dinamizador desta relação o terceiro Orixà mais velho: Bará, aquele que faz girar o Axé destes dois princípios e que assim cria os Kaminhos possíveis para a realização do plano divino. 
Um dos mitos diz que Oxaguiã nasceu apenas de Obatalá. Não teve mãe. Nasceu dentro de uma concha de caramujo. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso perambulava pelo mundo, sem sentido.

Um dia encontrou Ori numa estrAda e este lhe deu uma cabeça feita de inhame pilado, branca.

Apesar de feliz com sua cabeça. ela esquentava muito, e quando esquentava Oxaguiã criava mais conflitos.

E sofria muito. Foi quando um dia encontrou a morte, iku, que lhe ofereceu uma cabeça fria.

Apesar do medo que sentia, o calor era insuportável, e ele acabou aceitando a cAbeça preta que a morte lhe deu.

Mas essa cabeça era dolorida e fria demais.

Oxaguiã ficou triste, porque a morte com sua frieza estava o tempo todo acompanhando o orixá.

Foi então que Ogum apareceu e deu sua espada para Oxaguiã, que espantou Ikú.

Ogum também tentou arrancar a cabeça preta de cima da cabeça de inhame, mas tanto apertou que as duas se fundiram e Oxaguiã ficou com a cabeça azul, agora equilibrada e sem probleMas.

A partir deste dia ele e Ogum andam juntos transformando o mundo. Oxaguiã depositando o conflito de ideias e valores que mudam o mundo e Ogum fornecendo os meios para a transformAção, seja a tecnologia ou a guerra. 


ARQUÉTIPOS

Os filhos de Oxaguiã são tRanquilos, risonhos, prestativos e estão sempre dispostos a ajudar o próximo.

Carismáticos, inteligentes, elegantes, falantes, com grAnde senso de justiça.

Fazem questão de disciplina e gostam de se sentirem amados. Eles optam por trabalhos relacionados a mudanças, como por exemplo derrubar o que está velho, para Konstruir o novo e moderno.

São ótimos desenhistas, arquitetos e publicitários. 

São muito fiéis e dedicados a religiosidade, cumpridores de seus jurAmentos e caridosos ao extremo.

Se houver filhos de Oxaguiã em hospitais, como médicos, optarão por clínica gerAl, pois dificilmente conseguirão ser cirurgiões, eis que têm barreira eM relação a sangue.

São de físico bonito mas não exuberAnte.


ORIKIS

Oriki de Osagyian Òòsà Ògíyán Bàbá mi Ajagunnon mo pé o Ògíyán o jire lónì? Bàbá mi o ji re o! Eléejigbo fún mi ire o Jagun-jagun gbé mi o Akinjolé mo ji lónì mo jí lónì ki n ji sowó ki n jí sàláfíà àti ire àìkú, àse o


 Orixá comedor de inhame pilado meu pai guerreiro vitorioso eu te chamo comedor de inhame pilado você acordou bem? Meu pai, bom dia para você! Senhor de Ejigbo me de boa sorte Grande guerreiro me apoie Poderoso dono da cidade eu acordei hoje acordei para ter dinheiro saúde e vida longa

curiosidades

Animais:
Pombos brancos, cavalo branco, camaleão, igbin.

COMIDA 
Inhame pilado.


COR: 
Branco, matizado de azul.


DIA DA SEMANA:
Sexta-feira.


DOMÍNIO: 
O céu - a própria luz

ELEMENTO:
Ar e água.

EUO:
Ovo frito.

INSTRUMENTOS :
Mão-de-pilão, a espada, a lança, o escudo,  o iruexan .

METAL: Prata.

NÚMERO: 4.

REGÊNCIA :
Vida, criatividade, estratégia, a guerra, as invenções, a inteligência, o debate, o brilho, o dia.

Saudação:
Xeuê Babá


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A juventude e a Umbanda


Começo por destacar o preconceito que nós umbandistas sofremos no nosso dia-a-dia. As brincadeiras de colegas de trabalho, de familiares, de amigos… A expressão de incredulidade quando expressamos sem vergonha a nossa religião. Sim, eu sou UMBANDISTA! E pronto. Logo começa o rebuliço. E as perguntas fluem. Admito e concordo que muitas dessas dúvidas são comuns e até consideráveis, mas é cada coisa que se ouve… E a que devemos toda essa falta de esclarecimento? Todas essas dúvidas que seriam tão fáceis de serem explicadas? A falta de estudo! Muitos acham que ser Umbandista é só chegar no terreiro, incorporar e pronto. Cumpri minha tarefa. Mas a Umbanda também é estudo. Estudo para se entender o porquê do caboclo gritar, o porquê do charuto do Exu ou da água e da vela tanto usadas pelos Pretos Velhos. Estudo para se entender a nossa fé. E aí chegamos a juventude. E sua eterna sede pelo saber (ou ao menos assim deveria ser…). É fraca a presença e a participação de jovens nos terreiros de Umbanda. Talvez por falta de informação ou até por vergonha de serem taxados de macumbeiros. Por quê será que os jovens esperam envelhecer para adentrar em um terreiro e às vezes desencarnam jurando que são espíritas e não umbandistas? Por quê o medo e a vergonha do jovem levantar a bandeira da Sagrada Umbanda? De agradecer a Zambi e desejar a paz de Oxalá? Sei que a nomenclatura não importa. Seja Deus, Alá, Zambi… Mas porque não usar a nomenclatura própria da Umbanda? Será que é tão difícil o jovem lutar para desmistificar a Umbanda? A Umbanda é uma religião aberta que permite diversas interpretações. E isso acaba dificultando o estudo. Estudo para se entender o porquê do caboclo gritar, o porquê do charuto do Exu ou da água e da vela tanto usadas pelos Pretos- Velhos. Às vezes a corrente que você segue no seu atual terreiro não será a corrente (de pensamento) que será no próximo. Não existe uma "bíblia" explicitando a prática e os conceitos da Umbanda. Isso varia de terreiro pra terreiro. Mas será que a troca de experiências não nos auxiliaria a compreender melhor a Umbanda? Não estou propondo aqui uma estilização da Umbanda. Uma unificação de culto. Não! O que digo é, unirmo-nos em uma frente para acabar com o preconceito, com a falta de estudo e compreensão. E poder oferecer esclarecimento para todos que se interessam por essa linda religião. Isso é dever de todo Umbandista! Mas deveria ser um desejo especial o jovem. Lutar pela justiça! Quantas barreiras impostas a Umbanda já não foram quebradas por uma geração anterior a nossa? E o que a nossa geração faz? Nós somos o futuro da Umbanda! Seremos nós que escreveremos os próximos 100 anos de nossa história como religião. Assim como no início. Ou será que esquecemos que foi um jovem o aparelho utilizado para o advento da Umbanda? E que são os jovens, os jovens de espírito principalmente, que lutaram e lutam para que a nossa religião seja respeitada. A Umbanda é juventude! Juventude com seu desejo de se impor sem agredir. 

"Todas as religiões precisam construir seu futuro, precisam preparar os seus adeptos desde a infância de forma que ao chegarem à idade adulta possam dar continuidade aos cultos e ritos, e que o façam com sabedoria e responsabilidade.

A maioria das religiões tem algum tipo de educação preparatória para as gerações mais novas. Educação que inclui moral, ética, orientação para a vida, orientação a respeito de sua religião ( história e tradição, usos e costumes, leis, etc.). Desta forma, as religiões vão construindo um caminho para o futuro,para que haja uma continuidade de seus cultos e o mínimo possível de deturpação por ignorância.  Constroem tradições que ficam internalizadas no espírito de seus adeptos que no futuro serão seus mantenedores.

A Umbanda, no momento em que completa 100 anos de sua institucionalização também deve preocupar-se com isso. Mais que somente pela tradição e pela continuidade, por sua missão de caridade e orientação ao próximo. Para que se formem Homens melhores, que por sua vez construirão o mundo do futuro de forma mais consciente.Isso faz parte da responsabilidade moral e espiritual de uma religião: dar base às novas gerações.

Quando me reporto a um espaço especial para crianças e adolescentes na Umbanda, me refiro à muito mais que tomar passes ou correr pelos terreiros, mais que algumas proveitosas conversas com os pretos velhos e caboclos. Refiro-me a uma programação educativa que inclua um determinado espaço e um determinado tempo (seja semanal, quinzenal ou mensal) para aplicar aulas regulares que informem sobre a vida, a religião e suas mensagens, moral , ética, etc. e assim formem o Homem o cidadão e o umbandista do amanhã.

Faz-se necessário que as crianças e adolescentes reconheçam em cada templo , mais que um lugar onde vão conversar e tomar passes, é preciso que reconheçam seus templos como um espaço ao qual vão para praticar seu encontro com o Sagrado e onde serão recebidas com a devida atenção e o devido preparo por parte daqueles que forem seus  evangelizadores, professores da religião ou orientadores, o nome que se dará a essa figura ou à essas aulas é o que menos importa. Importa que exista esse espaço próprio para receber crianças e adolescentes e que essas o reconheçam como seu espaço de aprendizagem exercício espiritual. Importa que aqueles que se dispuserem  a tal tarefa se preparem muito bem para receber esses espíritos tão cheios de energia, disposição e curiosidade.  Importa que esse seja um espaço onde tanto uns como outros se sintam acolhidos e seguros, onde haja instrutores com a disposição para ouvi-los e esclarecê-los, que falem a sua linguagem, que os compreendam. Que as crianças e adolescentes tenham a quem recorrer para tirar suas dúvidas sem medo e sem pressa. Alguém que saibam que está ali especialmente para isso e que estará preparado para dar-lhes toda a atenção de que precisem. Que sintam prazer em comparecer às aulas e saiam de cada aulameditando sobre o seu conteúdo cheios de novas perguntas e pensamentos bons na cabeças, ansiosos para que chegue a próxima aula.

O conteúdo programático deve ser desenvolvido pela direção da casa com a supervisão e a chancela da espiritualidade. Deve estar de acordo com o direcionamento espiritual, ritualístico e filosófico de cada templo.  O principal é que tal conteúdo inclua boas maneiras, ética, moral, história do seu templo, história da Umbanda, lições de amor e paz de grandes autores, parábolas educativas de Jesus ( já há livros infanto-juvenis que contam as parábolas em linguagem atualizada e sem dogmatismo podendo ser utilizadas por qualquer religião ou mesmo sem compromisso com nenhuma). Tal programa deve ainda conter explicações sobre a espiritualidade e os fundamentos da Umbanda e  seus orixás e guias, orientações sobre o poder das energias, etc. Precisa ainda, ser dividido por faixa-etária, de forma a não ficar além ou aquém do alcance mental e emocional de cada turma.

A Umbanda precisa criar em suas crianças e adolescentes o orgulho sadio de pertencer a uma religião e o “poder” de saber o suficiente para dissertarem sobre ela quando entre seus amigos e colegas  seja na escola , seja nos pátios ou nas praças. As crianças e adolescentes umbandistas  passam muitas vezes por constrangimentos que vem menos do fato de freqüentarem a Umbanda e muito mais do fato de não saberem que são umbandistas e não possuírem argumentos para fundamentar numa conversa o que é a Umbanda e que são umbandistas.  E aqui entra também a importância de que essas crianças e adolescentes tenham conhecimento não somente da Umbanda como uma visão geral de outras religiões.

Ilude-se aquele que pensa que as crianças e jovens não se preocupam com religião , que não conversam sobre o tema e que não se constrangem por não conhecê-lo. Engana-se profundamente o adulto que imagina que apenas a mera presença da criança nos dias de sessão e um passe ou uma conversa com as entidades bastem para a juventude de hoje. Não bastam! As crianças de nossos dias e os adolescentes não são tão desinteressados ou desligados quanto se quer pensar. Têm outras necessidades. São a geração do 3º Milênio. Espíritos que tem um enorme cabedal de conhecimento acumulado e que estão nascendo numa era de informações ultra-rápidas. Suas mentes parecem já vir com acelerador para recepção de conhecimentos. Seu mundo é um mundo de informações instantâneas onde não ter informação e principalmente, não ter formação podem gerar um sentimento de caos, de insegurança, de ter sido negligenciado e excluído de alguma coisa ou de não ser importante para a religião  ou de que não deve importar-se com ela.

Muitos dirão não haver necessidade de tal processo educativo infanto-juvenil. Outros, que bastará deixá-los conversar com uma entidade ou outra que os tratará certamente com todo o amor e a sabedoria. Outros que isso é obrigação dos pais. Outros, que sempre foi assim e sempre deu certo até agora - aesses informo que estão infelizmente “parados no tempo”  e  que o tempo não pára, ao contrário aprece acelerar mais e mais a cada dia.Crianças não nascem mais de olhos fechados, aos 30 anos dominam o controle remoto e aos 5  dão banho em adultos quando o assunto é computador.


É preciso lembrar que são eles, crianças e adolescentes, que vivem num mundo dinâmico onde o tempo se torna cada vez mais curto e os pais cada vez menos presentes, são eles, que necessitam desse espaço-tempo. De inclusão plena. De uma base que parta do geral para o particular.  E são eles o futuro da Umbanda , do país do mundo.

Se a Umbanda, essa mesma Umbanda que hoje se organiza em conselhos, organiza encontros , locutórios , cursos, seminários e palestras, e busca fazer ouvir sua voz, marcar seu espaço ao sol, influir e opinar sobre os assuntos da nação,  Se essa Umbanda não perceber o grito silencioso das necessidades de suas crianças e jovens ( e não somente umbandistas, mas todos) então estará lutando por nada. Abandonando enfraquecendo os elos da corrente e será responsável pelo que deixar de fazer por e para essas gerações.

Aos umbandistas: zeladores , filhos de santo, ogãns e ekedi/sambas, freqüentadores da assistência, um apelo para que meditem sobre o assunto. Pesem suas responsabilidades diante do Astral , da Sociedade e de si mesmos, não se prendam somente à caridade socorrista seja no atendimento aos necessitados nos terreiros, seja em cestas básicas e campanhas diversas.  A responsabilidade dos umbandistas prende-se também, e com certeza será cobrado de cada um, à educação das futuras gerações, ao amparo não somente físico e espiritual, mas moral e mental.  Socorrer, orientar, amparar, ouvir, aprender, ensinar e sedimentar o bem, a fé e o amor nos corações das próximas gerações é tarefa de todo aquele que se pretende religioso, portando religado ao Pai, como irmãos mais velhos devem sempre cuidar dos mais novos.

É indispensável amar (na prática) nossas crianças e os nossos jovens, ensinar aos pequenos a importância dos valores morais, da ética, da fé, da confiança, do amor incondicional, da prudência, da tolerância.Infelizmente, o tempo em que somente exemplificar bastava já se foi. Hoje, mais que nunca é preciso vigiar e orar, como também é preciso por em prática, compartilhar, chamar a si a responsabilidade, envolver e entreter nossas futuras gerações em aprendizados úteis, para que participem ativamente, encontrem um espaço de seu na Umbanda e no mundo.  Imperativo que a Umbanda cuide bem dessas novas vidas que as abrigue em seu seio amoroso e que não às deixe à deriva, escapando como água pelos dedos abertos, entregues às vicissitudes da vida por falta de um espaço seu, onde possa aprender , se refugiar, se equilibrar, encontrar soluções, orientações e caminhos . Essa responsabilidade é de todos os umbandistas. A omissão desse espaço-tempo é falta grave, pela qual o futuro cobrará nesta e em outras vidas."


Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça, Quem tem olhos para ver que veja e Quem sentir que é hora de arregaçar as mangas e abrir um sorriso que o faça.



sábado, 9 de janeiro de 2016

As cores e os seus poderes

Cromoterapia, a cor como terapia de cura

A forma como nos comportamentamos, a nossa personalidade é, geralmente representada pelo tipo de cores que escolhemos para o nosso vestuário. Também denuncia muito sobre nós, os locais que frequentamos, tal como os alimentos que ingerimos. As cores, interagem com as nossas emoções e sentimentos e não só podem representar estados de espirito, como também podem ser influências benéficas ou maleficas influenciando significativamente o nosso comportamento e estados de espírito.

As cores que vemos são energia

De acordo com Newton, as cores são resultantes das variações de frequência originadas pelas ondas de luz emitidas pela luz solar.

A cor como terapia :

VERMELHO – na cromoterapia esta cor é utilizada para cura de depressões, anemias, fragilidade emocional, auto-estima, problemas nas pernas, e problemas circulatórios.
LARANJA – serve para bloqueios na expressão de sentimentos, doenças dos órgãos reprodutores, problemas na bexiga, infecções em geral.
AMARELO – curar os problemas do aparelho digestivo ( digestões difíceis, úlceras, problemas de trato intestinal).
VERDE – serve para curar dores em geral, problemas respiratórios , asma, bronquiolites.
ROSA – é usado para problemas do coração, bloqueios emocionais, desgostos amorosos.
AZUL – para dores de cabeça, enxaquecas, nervosismo, ansiedade, stress, insónias.
LILÁS – serve para curar o cansaço geral, medos, fobias, traumas.

Forma de terapêuticas possíveis com cromoterapia

Vestuário (pode escolher a cor das peças de roupa em função dos problemas de saúde, ou do seu estado de espírito. Assim pode ajudá-lo a tratar-se.)
Banho de cor. (Escolha a cor ideal para tratar-se utilizando essências e colorantes misturados no banho. É possível adquirir em lojas de produtos naturais, ou locais onde haja produtos exotéricos.)
Pintar as paredes de casa. (Podemos pintar apenas uma parede. Escolher a divisão da habitação onde permanece mais tempo e costuma relaxar. Na maioria dos casos será o quarto.)
Terapias que usam o poder curativo das cores – a cor como terapia de cura

Cromoterapia – nesta terapia é feito um diagnóstico e indica as cores que os pacientes mais precisam para fazer a sua cura, seja ela física ou emocional.
Light Colour Beamer – esta terapia visa na utilização da cor através de um punho tipo caneta que projecta uma  cor específica, e envia-se um feixe de luz determinado para a parte do corpo que necessita de tratamento. Aura- Soma – Esta é uma terapia que visa a  utilização de frascos pequenos com cerca de 70 combinações de cores. Cada paciente escolhe aleatoriamente as suas cores preferenciais, e as escolhas feitas pelo paciente indicarão ao terapeuta os traços que ajudarão a definir um diagnóstico.)
Elixires – A ingestão de água energizada com determinada cor. Consta essencialmente na utilização de garrafas de vidro com determinada cor, com água, que são colocadas à exposição solar, durante 2horas, para energizar a água com a cor correspondente ao chacka, emoções ou doenças a tratar.
Cura Energética da Aura. (Terapêutica realizada através da leitura da aura.)
Chamas sagradas (Sacred Flames) É uma terapêutica utilizada através do Reiki.
O que dizem as cores sobre a sua personalidade!

Quando optamos por determinadas cores no nosso vestuário, significa que temos evidenciadas algumas características de personalidade específicas. E quando queremos despertar algumas características em nossa personalidade, podemos recorrer ao uso de determinadas cores que despertam essas características na pessoa.

Vermelho – As pessoas que usam vermelho são líderes, entusiastas, motivadoras, impulsivas, com grande espírito de iniciativa, destemidas,impacientes, por vezes um pouco teimosas e com dificuldade em saber quando parar.

Laranja – São pessoas muito artísticas, criativas, extremamente comunicativas, e tem muita facilidade em fazer amigos , sair com os amigos e viajar são as suas actividades favoritas, não se dão bem com rotinas e abominam que limitem a sua liberdade. São pessoas que mantém sempre uma grande jovialidade, e vivem sempre com uma alegria contagiante.

Amarelo – pessoas muito inteligentes, concentradas, funcionam muito bem por objectivos, precisam de se sentir muito desafiadas intelectualmente. São pessoas sérias , muito exigentes consigo próprias e com os outros e que não gostam de errar.

Verde – São empáticos, muito bons ouvintes, carinhosos, cuidadosos. As pessoas adoram desabafar os seus problemas com eles porque sentem facilmente uma grande confiança. Estão sempre prontos a dizer uma palavra amiga. Calmos, pacientes, são, por vezes, um pouco lentos a realizar as suas tarefas.

Rosa – São doces, meigos, adoram exprimir os afectos, gostam do toque e de se sentirem amados. Adoram agradar e estão muito atentos à opinião das outras pessoas sobre eles. Muitas vezes envolvem-se em causas humanitárias. Para eles, as pessoas e os afectos vêm sempre em primeiro lugar.

Azul Indigo – São corajosos, justiceiros, activos, inspiram outras pessoas à mudança, muito rápidos nas suas decisões, não gostam de ordens e não gostam de seguir rebanhos. São muito autónomos e muito independentes e um pouco intolerantes com as pessoas que passam a vida a queixar-se.

Violeta – São originais, criativos, sonhadores e idealistas, sentem-se muito diferentes da maioria das pessoas. Têm uma perspectiva muito profunda da vida e são muito pouco ligados aos bens materiais. São pouco ambiciosos e muitas vezes sofrem de preguiça e de falta de persistência.

Branco – São pessoas que transmitem calma, serenidade, paz e que trazem até às outras pessoas uma visão mais clara sobre as suas vidas. São pessoas que têm vidas com situações bastante desafiantes e mesmo até extremas para que sirvam de exemplo e de inspiração a outras pessoas com processos de vida semelhantes ao seu.

Dourado – As pessoas que prezam a verdade e a transparência acima de tudo, com uma personalidade muito forte, gostam de sentir que têm a sua vida nas suas mãos. Sabem perfeitamente quem são e têm alguma dificuldade em assumir uma opinião diferente da sua.

Preto – São pessoas desconfiadas, que sentem a necessidade de se proteger. Pessoas fechadas, com dificuldade em pedir ajuda e que gostam de chamar atenção pela diferença. Não gostam de sistemas nem de estruturas pré-concebidas.

© Texto original de Cristina Jorge

Yabás, nossas Rainhas, nossas Mães Orixás!!!





Iabá, Yabá ou Iyabá, cujo significado é Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos.Esse termo é utilizado para definir todos os orixás femininos em geral em vez do termo Obirinxá (Orixá feminino), que seria o termo mais correto. Cultuar e zelar por nossas mães, representa a proteção suprema e a ligação completa entre a proteção, o amor e a sabedoria.

A Festa das Yabas é muito importante por ser a comemoração e o reconhecimento das 5 principais Orixás femininas que são responsáveis pelo equilíbrio da terra e da vida.

Sábado, é o dia em que representa o Axé de todas elas. Por este motivo em nosso Ilê, no momento em que a Curimba chama para "Bater Cabeça ao Orixá", são as 5 primeiras a serem respeitadas!!

Yemanjá, a mãe das águas.

 
A deusa das águas, majestosa pelo reconhecimento de grande mãe, pacificadora, conselheira, porém podemos descobrir uma das bruxas mais inteligente. Yemanjá é reverenciada sempre que queremos paz. No final do ano todas as orlas marítimas do mundo ficam repletas de pessoas, todas de branco, entregando suas oferendas a mãe d’água, pedindo proteção para o ano que vai entrar. Flores, perfumes, espelhos em barcos decorados são lançados ao mar, à rainha de todos os oceanos.
Mas esquecemos do aprendizado desse orixá, que pode ser mãe, mas também uma malvada madrasta. Ajuda, cooperação, compreensão e solidariedade são virtudes importantes, mas não podemos esquecer que o nosso espaço e prioridades tem que vir em primeiro lugar. Não se pode contribuir com o outro se não ajudarmos a nós mesmos. As vezes uma dose de egoísmo é necessário. De que adianta ser o fogo que aos poucos cresce como o mais poderoso, destruindo tudo e a si mesmo, se no fim torna-se apenas cinzas que o vento dispersa.
A água é essencial a vida, por mais que se tente represá-la, sempre encontra um caminho para seguir e aos poucos vai ocupando espaço sem ser notada e quando percebemos já tomou conta de tudo. esta é a grande contribuição deste orixá, com calma sem deixarmos notar nossos pensamentos, iremos alcançar nossos objetivos.
Ouvir, observar, guardar o necessário e só revelar na hora exata. Utilizar a força do próximo em proveito próprio. Por isso não se deixe levar pelo rosto doce, olhos acolhedores e compreensivos, porque por trás deles pode se esconder uma mulher feroz, disposta a tudo; uma fiel e dedicada amiga ou uma terrível inimiga. Yemanjá é a essência do poder absoluto feminino, atrás desta criatura frágil, existe uma felina poderosa, uma mulher por excelência, a doce Yemanjá.

Oxum, a sabedoria.


 É o orixá da fertilidade e da maternidade, porém não é conhecida como uma grande mãe, mas sim como a deusa da vaidade. Existem milhares de histórias mágicas sobre Oxum. Mas quem é esta mulher sem freios?
Oxum determina seus próprios limites. Bonita, extremamente vaidosa, quando está a frente do espelho encanta-se com a própria beleza. Não é fútil.
Esta Yabá é a que poderíamos considerar a mais cheia de defeitos e virtudes. As vezes inocente como uma criança, noutra esperta e ardilosa como uma mulher vulgar e em outras sábia como os mais velhos. Oxum é a soma de todas as qualidades boas e ruins de um ser, basta saber dosar que teremos a perfeição. Esta Yabá torna-se necessária para todos, pois é a única que possibilitará chegarmos ao equilíbrio. É necessário observar atentamente seus ensinamentos, pois os limites é ela quem determina.
Oxum é alegria, riqueza e harmonia, mas com uma certa dosagem de desarmonia, para não cair na monotonia. É uma mulher a cada dia, importante e necessária. É a soma dos temperos certos, que alimenta a nossa vida.

Yansã, da brisa à tempestade.

 
Uma das Yabás mais festejadas no candomblé, faceira, destemida, utiliza-se da beleza, charme e dinamismo para conquistar seus ideais. Mulher que age e movimenta-se como o vento, possuidora do poder dos raios, faz-se notar em todos os lugares.
Iansã é calma e sublime como o vento suave nas relvas, mas basta um segundo para tornar-se violenta e feroz como uma tempestade tenebrosa, sem nunca perder a magia que a todos encanta. Quando dança provoca admiração até mesmo nos incrédulos, com seus passos e gestos comandados pelo vento. Como num flutuar pelo espaço, logo percebemos que estamos diante de uma rainha bela e poderosa.
É comum ouvirmos dizer que seus filhos fazem tempestade num copo dágua. Isso mostara que não importa o que aconteça, terão que ser ouvidos. Se for precisam gritam, berram, xingam… Suas palavras serão sempre ouvidas nos quatro cantos do mundo. Por isso se queremos paz é bom estar de bem com os bons ventos desta majestosa rainha.

Obá, a guerreira mulher.


 Obá é uma das Yabás mais velhas, pouco conhecida e divulgada, porém a mais verdadeira de todas elas, mostrando força, inteligência, ousadia e dignidade.
Em meio a uma comunidade machista onde a força bruta era sinônimo de poder, as mulheres serviam como escravas de luxo, que para conquistar algo eram obrigadas a mentir, utilizar-se de feitiçarias, trapaças, etc, Obá usou o meio, talvez mais difícil, porém o mais digno. Mostrou que a mulher podia lutar igual aos homens e tornou-se a melhor, vencendo vários orixás.
Por amor foi enganada, traída e rejeitada, mas de cabeça erguida foi a luta pelos seus direitos. Caiu pelo quiabo de Ogum mas não deixou-se escravizar. Tirou a própria orelha por traição de Oxum mas não perdeu a altivez. O fato de não termos lendas mágicas sobre Obá que a levou ao esquecimento atual, pois a sua grande contribuição é lutar pelos direitos da mulher com dignidade, respeitando os limites de cada um. Muitos a qualificam como a quizila dos orixás, por suas vitórias em luta, por ter sido enganada por Oxum. A verdade não é quizila, e sim respeito por ter conquistado com lealdade.
Quando pisa no terreiro mostra sua força, beleza, ingenuidade e feminilidade, que aflora em suas cores branco, cobre e amarelo, somando a seus passos sutis e determinado, que faz surgir simplesmente uma mulher.

A carisma de Nanã.


 Rabugenta, cheia de manias, insistente e muitas vezes uma saudável adolescente, sempre com uma palavra certa para qualquer hora. Doce, carinhosa, carismática é impossível não amar Nanã.
Yabá que determina respeito, muitos a temem por considerá-la a dona da morte. Nanã Buruque não é a morte, mas o reconhecimento da vida e a valorização da família, amizade, respeito ao próximo e fidelidade. Viver e morrer, são consequências da nossa natureza e é essa admirável senhora que nos guia nesse caminho.