Seguidores

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Umbanda Estudo

" Sou a fuga para alguns, a coragem para outros. Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas. Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos. Sou a senzala do Preto Velho, a ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o céu dos Orixás. Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu; o cigarro da Pombo-Gira e o doce da Criança. Sou a gargalhada da Bombogira, o requebro da Cigana, a seriedade do cumpadre. Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz. Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso. Sou o Templo dos sinceros . Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança. Sou a cura. Sou de ti. Sou de Deus. Quem eu sou? "

Umbanda


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Você e o seu Templo



Você chegou ao seu Templo.
Ore, peça ILUMINAÇÃO.


Cumprimente seus colegas.
Isso se chama AMIZADE.

Deseje a cada um, o melhor.
Isso se chama SINCERIDADE.

Faça o seu programa do dia.
Isso se chama REFLEXÃO.

Agora, com tudo planejado, comece a trabalhar.
Isso se chama AÇÃO.

Acredite que tudo dará certo.
Isso se chama .

Faça tudo com alegria.
Isso se chama ENTUSIASMO.

Dê o melhor de si.
Isso se chama PERFEIÇÃO.

Ajude aqueles que tem mais dificuldades que você.
Isso se chama DOAÇÃO.

Compreenda que nem todos estão na mesma sintonia.
Isso se chama TOLERÂNCIA.

Receba as bênçãos com gratidão.
Isso se chama HUMILDADE.

Deus e os divinos Orixás estão com você.
Isso se chama AMOR.

terça-feira, 24 de junho de 2014

A importância do perdão!



O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:

- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele.

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:

- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:

- Filho como está se sentindo agora?

- Estou cansado mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:

- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.

O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz ternamente:

- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Obá Xirê!!!



Hoje louvamos a Obá!!!!

Saravá seu dia minha mãe!!!




Obá, Senhora da Terra, Mistério da Concentração... Akirô Obá!
Mãe Divina, dá-nos a Tua bênção!
A terra que pisamos e que nos dá o sustento é o Teu Ventre Sagrado, e merece todo o nosso amor e cuidado...
Géia, Gaia, Mãe-Terra, és o solo firme de onde brota a abundância da vida!... Quanta riqueza mora em Teu Reino, quanto valor guardado em profundo silêncio, nutrindo vidas e vidas...
Em Teu corpo guardas a vida concentrada em sementes. És a base, a firmeza e o princípio da Verdade― pois um dia revelas a natureza real das sementes em Ti lançadas. Não Te enganas nem deixas Teus filhos serem enganados... Por isso, és também Guerreira, a Mãe que defende os filhos e os orienta no caminho da Verdade.
És a Mãe-Guerreira do Conhecimento, a ensinar aos filhos que o Mistério da Vida está dentro de cada um; e que nós somos a semente que precisa confiar no fruto que carrega em si mesma...
Sem o Teu amparo, nada frutifica nem subsiste. És a nutrição e a escola da firmeza e da perseverança, a nos ensinar que tudo o que se planta tem seu tempo para despertar e florescer. Observando os Teus ciclos Sagrados, podemos compreender o valor do silêncio, da concentração e da dedicação; da semeadura e da colheita; do dar e receber...
E aqui nos voltamos ao Colo Santo que nos ofereces, ó Mãe Divina, para louvar e agradecer tanta abundância, tanta fartura, e as bênçãos da multiplicação dos frutos deste solo bendito que nos alimenta.
Ampara a nossa vida, Divina Mãe Obá!
Abre o nosso entendimento.
Concentra o nosso pensamento na semeadura de boas obras.
Revela-nos a Verdade sobre o que temos feito da essência Divina que mora em nosso peito.
Revela-nos também a Verdade sobre o que os outros têm feito em relação a nós, para que não haja enganos em nossa caminhada.
Abençoa o nosso mental, ajuda-nos a crescer.
Nutre as nossas mentes com a riqueza infinita do Teu Ventre Sagrado. Desperta a nossa vontade de aprender. Orienta o nosso aprendizado. Fortalece o nosso íntimo, assim como nutres cada pequena semente, fazendo-a vir à luz.
Transforma-nos em guerreiros do Conhecimento, para o combate da ignorância ― porém sem armas, só por meio do aprendizado e do esclarecimento.
Guarda os nossos pés, para que saibamos andar em Teus Domínios com amor, respeito e gratidão.
Guarda as nossas mãos, para que saibamos colher os frutos do Teu Ventre Generoso com alegria, reverência e compaixão, aprendendo a compartilhar Tuas bênçãos com nossos irmãos.
Bendita sejas, Divina Mãe Obá!
Salve a Mãe do Conhecimento!
Salve o Teu Conhecimento, minha Mãe!
Akirô Obá-Yê!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Nossa religião é fazer o bem, sem olhar a quem!



"Profetizo o sepultamento dos pais de santo! Profetizo o fechamento de terreiros de macumba!" - Feliciano, Marco.
Esse é o discurso de um protestante, cristão e político, que temos em nosso democrático país...Tendenciosamente ou não,o ilustre juiz Eugênio de Araújo polemizou ao negar o caráter religioso dos cultos afro-brasileiros. Este mesmo ser, possuidor de vereditos e certezas se apega em quais bases constitucionais para tal julgamento?
Trabalhamos e muito, sofremos e muito...com preconceitos e distorções de nossa cultura e, como se não bastasse, o tal juiz declara:

- "ambas manifestações de religiosidade (umbanda e candomblé) não contêm os traços necessários de uma religião a saber, um texto base (corão, bíblia etc), ausência de estrutura hierárquica e ausência de um Deus a ser venerado. (...)
As manifestações religiosas afro-brasileiras não se constituem em religiões"
Tais declarações partem de um ser totalmente ignorante, preconceituoso e partidário, na qual provavelmente defende a bandeira de sua doutrina enrustidamente, se escorando nos benefícios de um cargo.

Umbanda e candomblé não têm programas na TV, não possuem uma rede eficiente de captação de recursos, não têm partido próprio, não elegem pencas de políticos em todas as eleições e não demonizam outras crenças. Mesmo assim, segundo estudo recente, houve um enorme aumento de casos de violência contra essas religiões nos últimos 20 anos. Coincidentemente ou não, este foi também o período de maior crescimento do neopentecostalismo. A intolerância se multiplicou de tal maneira, que até traficantes evangélicos têm expulsado terreiros dos morros, muito provavelmente motivados por discursos fanáticos como do início deste meu texto.

Porém, este mesmo juiz, voltou atrás(MISTERIOSAMENTE) e diz que reconhece tais manifestações como grandes e respeitosas doutrinas religiosas.

Concluindo:
Sr. Marco Feliciano, juiz Eugênio de Araújo e todas outras religiões:
Somos do Axé, 
somos de Oxalá, 
Regidos por Olorum...
Somos guerreiros de Ogun,
sabedores em Oxóssi, 
temos os tempos de Iansã, 
a Força e a Justiça de Xangô...
Carregamos o Amor de Oxum, 
as passagens de Obaluaye, 
a renovação em Nãnã e a riqueza de Logun...
Adaptamos-nos ao mundo com Oxumarê, lutamos com Obá 
Sempre protegidos pelo manto de nossa mãe Iemanjá....
Pra situações como essa, onde seres de espécies tão sem evolução e ignorantes como a vossa...Temos nosso grande professor ESÙ para lhes ensinar.... a vida e os bons modos...

Senhores, em nossos corações, nossos terreiros, também acolhemos, abraçamos e ajudamos pessoas tão preconceituosas e ignorantes como vcs...

Nossa religião é fazer o bem, sem olhar a quem.
As portas estão aberta!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Adorei as almas!


Bate tambor lá N"angola Bate tambor
Bate tambor lá N"angola Bate tambor..

Bate Tambor
Pai Joaquim

Bate Tambor
Pai Pretinho

Bate tambor
Vô Tião

Bate Tambor
A vó Ziza
...
Eu falei pra vc
lá N"angola pra Bater tambor
Bate tambor lá N"angola Bate tambor

bate Tambor
Vô Zé Tião

Bate Tambor
Tia Maria

Bate Tambor
A vó Ana

Bate Tambor
Pai Benedito

Bate Tambor
Vó Maria

Eu falei pra vc
lá N"angola pra Bater tambor
Bate tambor lá N"angola Bate tambor

Bate Tambor
Mãe Cambinda

Bate Tambor
Pai João

Bate Tambor
Pai José

Bate Tambor
Para os pretos velhos
Bate tambor

Para as pretas velhas
Bate Tambor

quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 de Abril, dia de Ogun!


Axé Ogun, Axé Ogun,
Traz a paz que vence a guerra,
Traz a guerra que vence o ódio,
Traz a batalha que destrói a dor,
Traz a espada que corta o mal,
Traz o Axé que carrega seus filhos!!!
No teu dia, nos dê os caminhos, não os mais curtos, não os mais retos....
Nos dê o caminho necessário, para que possamos chegar até vós!!!
Quem está de ronda é Ogun!!!

Xalaré Ogun Onire Oreguede Ogun Onire Comurajo Acoro Onire Oreguede!!!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Energias negativas, como se proteger ?



1. NÃO TEMER NINGUÉM 
 
Uma das armas mais eficazes na subjugação de um ser é impingir-lhe o medo. 
 
Sentimento capaz de uma profunda perturbação interior, vindo até a provocar verdadeiros rombos, deixando o indivíduo vulnerável a todos os ataques. 
 
Temer alguém significa colocar-se em posição inferior, temer significa não acreditar em si mesmo e em seus potenciais; temer significa falta de fé. 
 
O medo faz com que baixemos o nosso campo vibracional, tornando-nos assim vulneráveis às forças externas. Sentir medo de alguém é dar um atestado de que ele é mais forte e poderoso. Quanto mais você der força ao opressor, mais ele se fortalecerá. 
 
2. NÃO SINTA CULPA 
 
Assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem. 
 
Ela altera nosso campo vibracional, deixando vulnerável ao agressor. A culpa enfraquece nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade. Um dos maiores recursos utilizados pelos invejosos é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido. Sustente as suas vitórias sempre! 
 
3. ADOTE UMA POSTURA ATIVA 
 
Nem sempre adotar uma postura defensiva é o melhor negócio. Enfrente a situação. 
 
Lembre-se sempre do exemplo do cachorro: quem tem medo do animal e sai correndo, fatalmente será perseguido e mordido. Já quem mantém a calma e contorna a situação pode sair ileso. Em vez de pensar que alguém pode influenciá-lo negativamente, por que não se adiantar e influenciá-lo beneficamente? Ou será que o mal dele é mais forte que o seu bem? Por que será que nós sempre nos colocamos numa atitude passiva de vítimas? 
 
Antes que o outro o alcance com sua maldade, atinja-o antecipadamente com pensamentos de paz, compaixão e amor. 
 
4. FIQUE SEMPRE DO SEU LADO 
 
A maior causa dos problemas de relacionamentos humanos é a "Auto-Obsessão". 
 
A influência negativa de uma pessoa sobre outra sempre existirá enquanto houver uma ideia de dominação, de desigualdade humana, enquanto um se achar mais e outro menos, enquanto nossas relações não forem pautadas pelo respeito mútuo. Mas grande parte dos problemas existe porque não nos relacionamos bem com nós mesmos. 
 
"Auto Obsessão" significa não se gostar, não se apoiar, se auto boicotar, se desvalorizar, não satisfazer suas necessidades pessoais e dar força ao outro, permitindo que ele influencie sua vida, achar que os outros merecem mais do que nós. 
 
Auto-obsediar-se é não ouvir a voz da nossa alma, é dar mais valor à opinião dos outros. 
 
Os que enveredam por esse caminho acabam perdendo sua força pessoal e abrem as portas para toda sorte de pessoas dominadoras e energias de baixo nível. 
 
A força interior é nossa maior defesa. 
 
5. SUBA PARA POSIÇÕES ELEVADAS 
 
As flechas não alcançam o céu. 
 
Coloque-se sempre em posições elevadas com bons pensamentos, palavras, ações e sentimentos nobres e maduros. 
 
Uma atmosfera de pensamentos e sentimentos de alto nível faz com que as energias do mal, que têm pequeno alcance, não o atinjam. Essa é a melhor forma de criar "incompatibilidade" com as forças do mal. 
 
Lembrem-se: energias incompatíveis não se misturam. 
 
6. FECHE-SE ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS 
 
As vias de acesso pelas quais as influências negativas podem entrar em nosso campo são as portas que levam à nossa alma, ou seja, a mente e o coração. 
 
Mantenha ambos sempre resguardados das energias dos maus pensamentos e sentimentos, e fuja das conversas negativas, maldosas e depressivas. 
 
Evite lugares densos e de baixo nível. 
 
Quando não puder ajudar, afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível. 
 
ESTRATÉGIAS MENTAIS 
 
O que você deve fazer de dentro para fora?
 
1.Pense sempre, de forma positiva. 
Toda vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso do dia para a noite; assim como um ?atleta?, treine muito.
 
2.Não tenha medo de nada e ninguém.
O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.
 
3. Não se queixe. 
Quando você reclama, tal qual um ímã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado, começa a se materializar quando nos lamentamos.
 
4. Risque a palavra ?culpa? do seu dicionário. 
Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia. Ignore-os.
 
5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano. 
Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.
 
6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. 
Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure conviver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.
 
7. Viva o presente. 
O ansioso vive no futuro. O rancoroso, vive no passado. Aproveite o aqui e agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.
 
O que você deve fazer de fora para dentro?
 
1. Aágua purifica. 
Sempre que puder vá a praia, rio ou cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine seu cansaço físico e mental e que toda a carga negativa está indo embora por água abaixo.
 
2. Ande descalço quando puder, na terra de preferência. 
Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Os escalde em água morna. Acrescente um pouco de sal para se descarregar.
 
3. Mantenha contato com a natureza; tenha em casa um vaso de plantas pelo menos. 
Cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como relaxante natural.
 
4. Ouça músicas que o façam cantar e dançar. 
Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer sentir vivos , aflorando a nossa emoção e abrindo o nosso canal com alegria.
 
5. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
 
6. Liberte-se!!! 
Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia. Conheça novos lugares e novas pessoas.
 
7. Lembre-se, por fim:
?Uma carícia, um sorriso, um ouvido atento, um elogio sincero ou um mínimo ato de amor tem o poder de transformar uma vida?.
 
Autor Desconhecido

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Para Reflexão ..

O chefe dos espíritos das trevas convocou espíritos obsessores para uma convenção. Em seu discurso de abertura, ele disse: “Não podemos impedir os cristãos de irem aos seus templos. Não podemos impedi-los de ler os livros e conhecerem a verdade. Nem mesmo podemos impedi-los de formar um relacionamento íntimo com Deus, Jesus e Espíritos Elevados. Pois uma vez que eles ganham essa conexão, o nosso poder sobre eles está quebrado”. Então vamos deixá-los ir para suas Igrejas, Templos ou Centros Espíritas, vamos deixá-los com os almoços e jantares que neles organizam, MAS, vamos roubar-lhes o TEMPO que têm, de maneira que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento elevado. “O quero que vocês façam é o seguinte” - disse o obsessor-chefe: "Distraia-os a ponto de que não consigam aproximar-se de Deus, Jesus ou dos espíritos superiores”. Como vamos fazer isto? Gritaram os seus asseclas. A Resposta do chefe: “Mantenham-os ocupados nas coisas não essenciais da vida, discussões, desavenças, mágoas, inutilidades do dia-dia cobranças inúteis... E inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes. Que se melindrem, se envaideçam, se irritem, e nunca perdoem. Tentem-os a consumirem, a gastarem e gastarem... Assim como tomar emprestado fazendo empréstimos intermináveis...   Persuadam as suas esposas e maridos a irem trabalhar durante longas horas, trabalharem de 6 a 7 dias por semana, durante 10 a 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios. Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os família, etc À medida que suas famílias forem se fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho. Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranquila que orienta seus espíritos. Bombardeiem as suas mentes com noticias, 24 horas por dia. Invadam os momentos em que estão dirigindo, fazendo-os prestar atenção a cartazes chamativos. Inundem as caixas de correio deles com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços e falsas esperanças. Mantenham lindas e delgadas modelos nas revistas e na TV, para que os maridos acreditem que, desta forma, eles se tornarão insatisfeitos com suas próprias esposas... Mantenham os casais demasiadamente cansados para se amarem, conversarem fraternalmente, de forma que eles procurem relacionamentos fora do casamento! Isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias mais rapidamente. Dê-lhes Papai Noel, para que se esqueçam da necessidade de ensinarem aos seus filhos o significado real do Natal. Induzam-nos a consumirem mais e mais... Dê-lhes o Coelho da Páscoa, para que eles não reflitam sobre a ressurreição de Jesus e, ao invés disso, que eles consumam doces e mais doces e outras guloseimas e bebidas para prejudicarem sua saúde. Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos! Mantenha-os de tal modo ocupados que nem pensem em andar ou ficar na natureza, para refletirem na criação de Deus. Ao invés disso, mande-os para parques de diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro banais, apresentações artísticas mundanas e ao computador ou à TV entorpecedora. Mantenha-os ocupados, ocupados. E, quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolva-os em mexericos e conversas sem importância, principalmente fofocas, para que, ao saírem, o façam com as consciências comprometidas. Encham as vidas de todos eles com tantas causas supostamente importantes a serem defendidas que não tenham nenhum tempo para buscarem a espiritualidade e Jesus”. Muito em breve, eles estarão buscando, em suas próprias forças, as soluções para seus problemas e causas que defendem, sacrificando sua saúde e suas famílias pelo bem da causa. Isto vai funcionar! Vai funcionar! Os espíritos trevosos ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe, fazendo com que os cristãos, em todo o mundo, ficassem mais ocupados e mais apressados, indo daqui para ali e vice-versa, tendo pouco tempo para Deus e para suas famílias, não sobrando nenhum tempo para contar a outros sobre a sublimidade e o poder do Evangelho de Jesus para transformar suas vidas.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Axé ao casal do Dendê!!!



Hoje é dia do raio e do trovão...
Hoje é dia do vento que alimenta o fogo !!!!

 "Raio da manhã vai e clareia
 Quando o sol levanta para clarear
 Seus raios refletem a coroa de Oyá 
 E rasgando o céu, trovão relampeia
 Pra saudar o rei de todas as pedreiras...
 Força da machada faz o julgamento
 Corta as injustiças com seu barra-vento
 Xangô manda na razão, Iansã no sentimento...
 Guardião da paz, Xangô justiceiro
 Explendor de luz, Iansã guerreira
 É Xangô que traz as pedras
 Iansã nas corredeiras..."

 Epahey Oyá!!!
 Kaô Kabecilê!!!


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

20 de Janeiro, Dia do Rei das Matas!!! Okê Arô Oxossi !!!!


Saravá ao rei das matas!!! Salve seu dia pai Oxossi!! Que seu Axé, cubra toda a humanidade!!!
Okê Aro Oxóssi!!
Osoosi! Oxosse ! Awo Òde Ìjà Pìtìpà.
Ó orixá da luta,
Omo Ìyá Ògún Oníré.
irmão de Ògún Onírè.
Òsoosì Gbà Mí O.
Oxosse, me proteja!
Òrìsà A Dínà Má Yà.
Orixá que tendo bloqueado o caminho, não o desimpede.
Ode Tí Nje Orí Eran.
Caçador que come a cabeça dos animais.
Eléwà Òsòòsò.
Orixá que come ewa osooso.
Òrìsà Tí Ngbélé Imò,
Orixá que vive tanto em casa de barro
Gbe Ilé Ewé.
Como em casa de folhas.
A Bi Àwò Lóló. 
Que possui a pele fresca. 
Òsoosì Kì Nwo Igbó, 
Oxosse não entra na mata 
Kí Igbo Má Aì Tìtì. 
sem que ela se agite. 
Ofà Ni Mógàfí Ìbon, 
Ofà é a arma poderosa que o pai usa em lugar de espingarda. 
O Ta Ofà Sí Iná, 
Ele atirou a sua flecha contra o fogo, 
Iná Kú Pirá. 
o fogo se apagou de imediato. 
O Tá Ofà Sí Oòrùn, 
Atirou sua flecha contra o sol, 
Oòrùn Rè Wèsè. 
O sol se pos. 
Ogbàgbà Tí Ngba Omo Rè. 
Ó salvador, que salva seus filhos ! 
Oní Màríwò Pákó. 
Ó senhor do màrìwó pákó !
Ode Bàbá Ò. 
Meu pai caçador 
O Dé Ojú Ogun,
chegou na guerra,
O Fi Ofà Kan Soso Pa Igba Ènìyàn.
matou duzentas pessoas com uma única flecha. 
O Dé Nú Igbó, 
Chegou dentro da mata, 
O Fi Ofà Kan Soso Pa Igba Eranko. 
usou uma única flecha para matar duzentos animais selvagens. 
A Wo Eran Pa Sí Ojúbo Ògún Lákayé, 
Arrasta um animal vivo até que ele morra e o entrega no ojubo de Ogum. 
Má Wo Mí Pa O. 
Não me arraste até a morte.
Má Sì Fi Ofà Owo Re Dá Mi Lóró.
Não atire sofrimentos em minha vida, com seu Ofà.
Odè Ò, Odè Ò, Odè Ò, Ó Odè! Ó Odè! Ó Odè! Òsoosì Ni Nbá Odè Inú Igbo Jà,
Dentro da mata, é Oxosse que luta ao lado do caçador
Wípé Kí Ó De Igbó Re.
para que ele possa caçar direito.
Òsoosì Oloró Tí Nbá Oba Ségun,
Oxosse, o poderoso, que vence a guerra para o rei.
O Bá Ajé Jà,
Lutou com a feiticeira
O Ségun.
e venceu.
Òsoosì O !
Ó Oxosse,
Má Bà Mi Jà O.
não brigue comigo.
Ogùn Ni O Bá Mi Se O.
Vence as guerras para mim
Bí O Bá Nbò Láti Oko.
Quando voltar da mata,
Kí O Ká Ilá Fún Mi Wá.
Colhe quiabos para mim.
Kí O Re Ìréré Ìdí Rè.
e, ao colhê-los, tire seus talos.
Má Gbàgbé Mi O,
Não se esqueça de mim.
Odé Ò, Bàbá Omo Kí Ngbàgbé Omo.
Ó Odè, um pai não se esquece do filho


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dizem por aí que a Umbanda não é caridade! Que é normal se cobrar pelas palavras amigas de um Preto-Velho, pela energia revigorante de um Caboclo, pela pureza de uma Criança ou pela proteção de um Exú. Que devemos cobrar pelo que nos foi dado gratuitamente.
A mediunidade é um dom, mais que um dom, um presente divino. Uma forma de atingir o coração das pessoas mais necessitadas e lhes encher de carinho e segurança.
Afinal, a Umbanda também é amor! Amor pelos encarnados e pelos desencarnados.
Amor por ajudar aos necessitados. Amor pela caridade, pois a Umbanda é acima de tu-
do amor pela caridade!
Desde que foi revelada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, a caridade foi colocada como alicerce da Umbanda. Pois a Umbanda é louvação à Deus. E Deus é amor e caridade. E todas as entidades que estiverem dispostas a trabalhar em prol da humanidade terão seu lugar em um verdadeiro terreiro de Umbanda. Afinal, a Umbanda é serviço prestado ao próximo, é se esquecer do orgulho humano e aprender a ser humilde. Aprender a respeitar o sofrimento alheio como se fosse o nosso próprio sofrimento.
Ser Umbandista é ter sempre o coração aberto ao novo. Pois a Umbanda é filha do preconceito, e na Umbanda não se deve existir discriminação. Somos todos iguais! Em gênero, cor (todos somos da raça humana) e classe social!
Na Umbanda não há distinção entre os encarnados e nem entre os desencarnados. Afinal, somos todos filhos de Deus. E todos merecemos ser tratados com amor e dedicação.
Na Umbanda todos temos o direito de buscar e obter o auxílio necessário para nossa evolução. Pois evoluir é necessário. E não há meio melhor de se evoluir do que coma prática da caridade, do que sendo caridoso. Como diz Pai Pery, “fazer caridade é importante,ser caridoso com o irmão é essencial”. Ser Umbandista é ser caridoso!
Então meus irmãos, não se iludam! Não se deixem enganar por quem diz que devemos pagar para obter auxílio em um terreiro de Umbanda. Não se deixem enganar por quem diz que a Umbanda é uma fábrica de desejos e lhes promete tudo com prazos. Pois a Umbanda, também é merecimento.
Seja caridoso meu irmão, e então serás Umbandista. Umbandista de corpo, alma, mente e coração.
Umbandista a serviço da caridade.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Axé 2014!


O Axé de nossos orixás , nos faz fortes...
O amor de nosso pai maior e nossa fé, nos fez guerreiros!!!

O que um dia, doeu, hoje, nos fortaleceu....
O que nos fez chorar, lavou nossa alma....
O que nos condenou pelo erro, hoje, assiste ao acerto....

A caminhada só existe à aqueles que se movem....que erram que acertam...
A derrota, por mais que doída, só existe aos que tentam....

... A vitória , aos que se preparam e persistem....

QUE A IRREVERÊNCIA E O DESPRENDIMENTO DE EXU ME ANIMEM A NÃO ENCARAR AS COISAS DA FORMA COMO ELAS PARECEM À PRIMEIRA VISTA, E SIM QUE EU APRENDA QUE TUDO NA VIDA, POR PIOR QUE SEJA, TERÁ SEMPRE O SEU LADO BOM E PROVEITOSO! LAROYÊ EXU!

QUE A TENACIDADE DE OGUM ME INSPIRE A VIVER COM DETERMINAÇÃO, SEM QUE EU ME INTIMIDE COM PEDRAS, ESPINHOS E TREVAS. SUA ESPADA E SUA LANÇA DESOBSTRUAM MEU CAMINHO E SEU ESCUDO ME DEFENDA. OGUN YÈ! PATAKORI OGUN!

QUE O LABOR DE OXÓSSI ME ESTIMULE A CONQUISTAR SUCESSO E FARTURA ÀS CUSTAS DE MEU PRÓPRIO ESFORÇO. SUAS FLECHAS CAIAM À MINHA FRENTE, ÀS MINHAS COSTAS, À MINHA DIREITA E À MINHA ESQUERDA, CERCANDO-ME PARA QUE NENHUM MAL ME ATINJA. OKÊ BAMBOCRIM! OKÊ ARÔ ODÉ!

QUE AS FOLHAS DE OSSANHE FORNEÇAM O BÁLSAMO REVITALIZANTE QUE RESTAURE MINHAS ENERGIAS, MANTENDO MINHA MENTE SÃ E CORPO SÃO. EWE OSSAYIN!


QUE OXUM ME DÊ A SERENIDADE PARA AGIR DE FORMA CONSCIENTE E EQUILIBRADA. TAL COMO SUAS ÁGUAS DOCES - QUE SEGUEM DESBRAVADORAS NO CURSO DE UM RIO, ENTRECORTANDO PEDRAS E SE PRECIPITANDO NUMA CACHOEIRA, SEM PARAR NEM TER COMO VOLTAR ATRÁS, APENAS SEGUINDO PARA ENCONTRAR O MAR - ASSIM SEJA QUE EU POSSA LUTAR POR UM OBJETIVO SEM ARREPENDIMENTOS. ORA YEYEO OSUN!

QUE O ARCO-ÍRIS DE OXUMARÉ TRANSPORTE PARA O INFINITO MINHAS ORAÇÕES, SONHOS E ANSEIOS, E QUE ME TRAGA AS RESPOSTAS DIVINAS, DE ACORDO COM MEU MERECIMENTO. ARROBOBOI OSUMARÈ!

QUE OS RAIOS DE YANSÃ ILUMINEM MEU CAMINHO E O TURBILHÃO DE SEUS VENTOS LEVE PARA LONGE AQUELES QUE DE MIM SE APROXIMAM COM O INTUITO DE SE APROVEITAREM DE MINHAS FRAQUEZAS. ÊPA HEY OYÁ!

QUE AS PEDREIRAS DE XANGÔ SEJAM A CONSOLIDAÇÃO DA LEI DIVINA EM MEU CORAÇÃO. SEU MACHADO PESE SOBRE MINHA CABEÇA AGINDO NA CONSCIÊNCIA E SUA BALANÇA ME INCUTA O BOM SENSO. OBANISHÉ CAÔ! CAÔ CABECILE!

QUE AS ONDAS DE YEMANJÁ ME DESCARREGUEM, LEVANDO PARA AS PROFUNDEZAS DO MAR SAGRADO AS AFLIÇÕES DO DIA-A-DIA, DANDO-ME A OPORTUNIDADE DE SEPULTAR DEFINITIVAMENTE AQUILO QUE ME CAUSA DOR E QUE SEU SEIO MATERNO ME ACOLHA E ME CONSOLE. ODOYÁ YEMONJÁ!

QUE AS CABAÇAS DE OBALUAYÊ TRAGAM NÃO SÓ A CURA DE MINHAS MAZELAS CORPORAIS, COMO TAMBÉM AJUDEM MEU ESPÍRITO A SE DESPOJAR DAS VICISSITUDES. ATOTÔ OBALUAYÊ!

QUE SABEDORIA DE NANÃ ME DÊ UMA OUTRA PERSPECTIVA DE VIDA, MOSTRANDO QUE CADA NOVA EXISTÊNCIA QUE TENHO, SEJA AQUI NA TERRA OU EM OUTROS MUNDOS, GERA A BAGAGEM QUE ME DÁ MEIOS PARA ATINGIR A EVOLUÇÃO, E NÃO UMA FORMA DE PUNIÇÃO SEM FIM COMO JULGAM OS INSENSATOS. SALUBA NANÃ!

QUE A VITALIDADE DOS IBEIJIS ME ESTIMULE A ENFRENTAR OS DISSABORES COMO APRENDIZADO; QUE EU NÃO PERCA A PUREZA MESMO QUE, AO MEU REDOR, A TENTAÇÃO ME ENVOLVA. QUE A INOCÊNCIA NÃO SIGNIFIQUE FRAQUEZA, MAS SIM REFINAMENTO MORAL! ONIBEIJADA!

QUE A PAZ DE OXALÁ RENOVE MINHAS ESPERANÇAS DE QUE, DEPOIS DE ERROS E ACERTOS; TRISTEZAS E ALEGRIAS; DERROTAS E VITÓRIAS; CHEGAREI AO MEU OBJETIVO MAIS NOBRE: AOS PÉS DE ZAMBI MAIOR! ÊPA BABÁ OXALÁ!

Este é o desejo da família Ilê Axé Orun Pai Joaquim e Caboclo 7 Estrelas a todos amigos, parceiros e familiares!!!

Motumbá!!!
Axé 2014!!